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Entrevista Perla Assunção - Cenários da Leitura Acessível no Brasil
Conversamos com Perla Assunção, articuladora do projeto Rede de Leitura Inclusiva – responsável pela realização da pesquisa junto à Fundação Dorina e ao Instituto DataFolha. Confira!
Primeiros exemplares do livro "Liz e seus amigos - o poder da inclusão" são entregues à Secult
A primeira rodada de distribuição dos 1.000 exemplares físicos do livro "Liz e seus amigos - o poder da inclusão" começou.
Ceará lidera índice nacional infantil: mas, isso reflete a realidade de crianças com deficiência
O número de alunos com deficiência matriculados no Ceará cresceu mais de 100% entre 2012 e 2020, segundo dados do Informe Ipece (nº 205 – janeiro/2022). Naquele período, eram mais de 60 mil estudantes cearenses com alguma deficiência nas escolas do estado, especialmente escolas do ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Mais da metade da população com deficiência no Brasil é composta por mulheres
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2022, feita especialmente para mapear dados da população com deficiência no Brasil, mais de 18 milhões de pessoas de 2 anos ou mais vivem com algum tipo de deficiência em todo o país. Desse total, mais da metade são mulheres. São quase 11 milhões de brasileiras ou 10% da população feminina no Brasil.
Creaece recebe exemplares do livro "LIZ e seus amigos - o poder da inclusão"
Desde a primeira edição do projeto Liz, em 2021, parcerias com diferentes instituições reforçam o estímulo à leitura por parte de pessoas com deficiência.
Liz e seus amigos, uma aventura na área Q: novo livro já está disponível
Nesta edição, o livro consta apenas com a versão virtual. Assim, pessoas que não são exclusivamente residentes do estado do Ceará, poderão acessar a obra. O acesso é público.
Lançamento do livro Liz marca reinauguração da Biblioteca Pública Estadual do Ceará
No dia 17 de setembro de 2021, o Ceará ganhou oficialmente mais um livro inclusivo. A data marcou o lançamento oficial da obra “Liz e seus amigos, o poder da inclusão”.
Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, APAE Guaiúba recebe 70 kits do projeto Liz
Na reta final de agosto, foi a vez da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no município de Guaiúba-CE, receber a equipe do projeto Liz.
Afinal, por que precisamos de um Estatuto da Pessoa com Deficiência?
Você já deve ter ouvido falar nele, mas - afinal - por qual razão precisamos de um Estatuto da Pessoa com Deficiência? Qual a importância de um documento dessa natureza?
Pessoas com deficiência no Brasil: o que os dados mostram?
De acordo com dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), lançada em 2022, quase 9% da população brasileira convive com algum tipo de deficiência.
Discursos capacitistas: quando a linguagem perpetua preconceitos
Por trás de uma simples frase, muitas vezes perpetuamos concepções equivocadas e preconceituosas sobre pessoas com deficiência. Entenda porquê.
Em cerimônia na escola Monsenhor Manoel Cândido, Baturité recebe 60 kits do projeto Liz
A escola Monsenhor Manoel Cândido foi palco da pequena cerimônia de entrega dos 60 kits do projeto Liz na cidade de Baturité - CE
Com mais de 700 pessoas com deficiência auditiva e visual, Palmácia recebe livros LIZ
A equipe do projeto Liz esteve na cidade de Palmácia, município cearense a quase 80 km de Fortaleza.
Instituto dos Cegos do Ceará recebe quase 300 kits do projeto Liz
No dia 03 de setembro, aconteceu a cerimônia de entrega dos 290 kits que a instituição recebeu.
Aracoiaba-CE recebe 60 kits do projeto Liz
Reunindo gestores, professores e alunos, Aracoiaba, município cearense a cerca de 70 km de Fortaleza, é a quinta cidade beneficiada pelo projeto Liz.
Escola regular ou especial? Um panorama da educação inclusiva no Brasil
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) é clara a esse respeito. Pessoas com deficiência têm direito a matrícula em escolas regulares. Desde a constituição de 1988, esse é um ponto pacífico. O debate que persiste e deve persistir por um bom tempo é até que ponto esses modelos necessariamente se complementam ou se excluem, o que faz muitos pais se questionares qual a melhor opção para seus filhos: a sala regular ou a especial? Essa não é o tipo de resposta que um simples texto como esse possa dar.