Fique por Dentro

categoria: Notícias

Creaece recebe exemplares do livro "LIZ e seus amigos - o poder da inclusão"

Na foto, a coordenadora do projeto Liz, Marília Lisboa, e o Coordenador professor do CREAECE, Elielder lima.
Publicado em: 24/07/2024
Clique para conteúdo em Libras Clique para conteúdo em Libras

O Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (Creaece) recebeu os últimos quatro exemplares físicos do livro "Liz e seus amigos - o poder da inclusão". A cerimônia de entrega aconteceu dia 24 de abril de 2024, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A obra foi a primeira publicação do projeto LIZ, lançado em 2021, por meio de uma parceria entre a ACB Esporte e Cultura e a Secretaria de Cultura do estado do Ceará.

Na cerimônia de entrega, estiveram presentes a diretora administrativa da ACB Esporte e Cultura, Marília Lisboa, e o diretor geral do Creaece, prof. Eliélder Lima. A doação de livros ao Creaece reforça a estratégia de ampliação das ações de fomento à leitura e à educação por parte do projeto LIZ no Ceará. Na primeira edição do projeto, mil exemplares físicos do livro foram entregues em diferentes instituições culturais e educacionais do estado. 

Em 2023, o projeto LIZ lançou a segunda edição do livro, com novos personagens e nova história: Liz e seus amigos, uma aventura na área Q. A segunda edição constou apenas com a versão virtual do livro, disponível nesta plataforma com recursos de acessibilidade e tradução em Libras.

Nova edição em 2024 

Este ano, será lançada a terceira edição do projeto, ilustrada pela quadrinista cearense Milene Correia e com participação especial do jornalista e também quadrinista Daniel Brandão. Desta vez, a obra abordará a inclusão de pessoas com deficiência nos esportes. 

Sobre o projeto Liz

O projeto LIZ é um projeto pioneiro na produção de livros e recursos educacionais voltados para o estímulo à leitura e ao acesso à cultura entre pessoas, especialmente crianças com deficiência no Ceará. O projeto é uma realização da organização não-governamental ACB Esporte & Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura do estado do Ceará, por meio da Lei Aldir Blanc. A ideia é promover a leitura entre pessoas com deficiência por meio de uma obra literária e materiais didáticos com caráter inclusivo e recursos de acessibilidade.

Na primeira edição, o processo de distribuição dos exemplares impressos e dos CDs com audiodescrição do livro beneficiou tanto instituições de Fortaleza quanto de outros municípios cearenses, como Maranguape, Palmácia, Maracanaú, Aracoiaba e Baturité.

Fotos

Ir para o topo