Fique por Dentro

categoria: Notícias

Instituto dos Cegos do Ceará recebe quase 300 kits do projeto Liz

Foto da assinatura do termo de doação pela diretora do Instituto dos Cegos
Publicado em: 07/10/2021
Clique para conteúdo em Libras Clique para conteúdo em Libras

Conhecida popularmente como Instituto de Cegos do Ceará, a Sociedade de Assistência aos Cegos foi fundada em 1942 e ainda hoje é referência na atenção a esse público no estado. Atualmente, cerca de 200 pessoas desenvolvem atividades direta ou indiretamente relacionadas ao ensino por lá. E foi exatamente pensando nisso que a caravana da ACB Esporte e Cultura resolveu incluir a instituição entre os beneficiados pelo projeto Liz.

No dia 03 de setembro, aconteceu a cerimônia de entrega dos 290 kits que a instituição recebeu. Cada kit contém um exemplar do livro “Liz e seus amigos, o poder da inclusão” e um CD com audiodescrição da obra. O evento ocorreu na biblioteca do instituto com a presença de pais, alunos, convidados especiais, professores e colaboradores do Instituto.

Também estiveram presentes no encontro a diretora administrativa da ACB Esporte e Cultura, Marília Lisboa; a diretora do Instituto dos Cegos, Luiza Emília; o presidente da Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos do Ceará, Paulo Roberto; o quadrinista, coordenador editorial e um dos autores do livro Liz, Daniel Brandão, além de sua família, inclusive sua filha, Liz Brandão, inspiração para uma das personagens do livro.

O momento foi marcado por discursos emotivos. Segundo a diretora da Sociedade, Luiza Emília, iniciativas como o projeto Liz são fundamentais para promover a prática da leitura entre pessoas com deficiência visual. “A gente sabe que é muito difícil, hoje, as editoras se atentarem para produzir livros com recursos de acessibilidade. Há materiais de leitura para videntes, mas quem é cego ou tem baixa visão não tem muitas opções assim em braille ou fonte ampliada. Nós agradecemos muito pela iniciativa”.

Além dos tradicionais discursos, houve a apresentação da música tema do projeto Liz para o público convidado; seguido da contação da história do livro pela bibliotecária Patrícia Bezerra, uma apresentação musical de uma das alunas do Instituto e, no final, uma sessão de autógrafos com Daniel Brandão. Parte da gravação da cerimônia pode ser acessada em nosso perfil no Instagram (clique aqui).

Sobre o projeto Liz

O projeto é uma realização da organização não-governamental ACB Esporte & Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura do estado do Ceará, por meio da Lei Aldir Blanc. A ideia é promover a leitura entre pessoas com deficiência por meio de uma obra literária e materiais didáticos com caráter inclusivo e recursos de acessibilidade.

O processo de distribuição dos exemplares impressos e dos CDs com audiodescrição do livro segue ao longo do mês de setembro, beneficiando tanto instituições de Fortaleza quanto de outros municípios cearenses, como Maranguape, Palmácia, Maracanaú, Aracoiaba e Baturité.

Ir para o topo