Ceará lidera índice nacional infantil: mas, isso reflete a realidade de crianças com deficiência
O número de alunos com deficiência matriculados no Ceará cresceu mais de 100% entre 2012 e 2020, segundo dados do Informe Ipece (nº 205 – janeiro/2022). Naquele período, eram mais de 60 mil estudantes cearenses com alguma deficiência nas escolas do estado, especialmente escolas do ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em 2020, 20% das escolas forneciam atendimento para alunos com deficiência e quase 30% dos profissionais da educação eram qualificados para atender esse público. Contudo, ainda que o acesso de crianças e adolescentes com deficiência tenha crescido, o número de escolas e de professores para suprir essa demanda segue abaixo do necessário. Um dado que corrobora essa carência é exatamente a taxa de alfabetização dessa parcela de estudantes cearenses.
A taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência com 15 anos ou mais no Ceará é de 32,3%, a quarta maior do país. Entre pessoas sem deficiência, essa mesma taxa cai para pouco mais de 10%. Isso significa que, em algum momento, a rede de ensino tem falhado em garantir o acesso ou a permanência dessas pessoas na escola. Isso implica desde a falta de professores qualificados, até a falta de condições estruturais para o exercício da docência e a falta de materiais inclusivos. A consequência é a realidade dos dados: milhares de crianças, jovens e adultos à margem do processo de ensino.
Projetos de estímulo a educação de pessoas com deficiência são fundamentais
Os dados mostram que promover e apoiar projetos de educação inclusiva, desenvolver materiais didáticos acessíveis e estimular a leitura entre pessoas com deficiência são fatores fundamentais para o pleno exercício do direito à educação. O projeto Liz surge dessa necessidade. Desde 2021, o projeto tem buscado parcerias para mapear o cenário da educação acessível no estado e produzir livros infantis e materiais didáticos acessíveis para alunos e professores da rede de ensino pública do Ceará.
Duas edições foram lançadas até 2023. A primeira edição contou com a impressão e distribuição de mil exemplares físicos do livro "Liz e seus amigos - o poder da inclusão" em diferentes municípios cearenses. A segunda edição (Liz e seus amigos - uma aventura na Área Q), lançada em 2023, contou com uma versão da obra inteiramente digital e com recursos de acessibilidade para pessoas cegas e surdas. Ambas as versões estão disponíveis na plataforma do projeto lizeseusamigos.org.br.
Em 2024, por meio de uma parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), o projeto deve lançar a terceira edição do livro, esperada para o final do ano: o livro "Liz e seus amigos, uma aventura paralímpica". Mais uma vez, há financiamento para a versão digital, porém com recursos de acessibilidade para qualquer pessoa de qualquer lugar do Brasil poder acessar a obra.
O novo livro trata do poder do esporte na inclusão de pessoas com deficiência, tendo como mote os jogos paralímpicos de 2024. Atletas paralímpicos brasileiros já trouxeram mais de 370 medalhas para o país. Promover a prática do esporte entre crianças e jovens com deficiência deve entrar no radar das políticas públicas para a educação.