O Projeto

Clique para conteúdo em Libras

O projeto “Liz - livro infantil inclusivo” é uma iniciativa da organização não-governamental ACB Esporte & Cultura.

O projeto consiste na adaptação do livro ilustrado “Liz”, de autoria do artista cearense Daniel Brandão. A obra tem caráter inclusivo, fomentando o acesso à cultura às pessoas com deficiência, conforme disposto no art. 46 do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. A ideia é que o livro seja acessível para todos, especialmente o público infantil e infantojuvenil com deficiência visual/cegos, com baixa visão e videntes.

Os 4 personagens Liz, Nico, Juninho e Emilly à frente de balão de diálogo amarelo.

A execução do projeto se dará até setembro de 2021. Ao todo, serão doados 1.000 (mil) exemplares do livro físico, acompanhados de CDs contendo áudio-descrição da narrativa e ilustrações para facilitar o entendimento da história àqueles que ainda não leem braile ou ainda não são alfabetizados. Receberão os exemplares instituições que atendem crianças com deficiência visual, escolas públicas, bibliotecas públicas e museus localizados em diferentes municípios cearenses.

O projeto também contempla e disponibiliza a versão digital do livro no formato Daisy, além de vídeo com a história traduzida em Libras. Todos os materiais estão neste site, desenvolvido para garantir a maior acessibilidade possível a todos os conteúdos que trazemos.

Este projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, por meio do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal N° 14.017, de 29 de junho de 2020, Lei Aldir Blanc.

Quais são nossos objetivos?

Nosso projeto tem como meta fomentar a acessibilidade baseado na compreensão e no respeito às necessidades das pessoas com deficiência visual, utilizando a arte e a cultura como alavancas para promover a integração social. Assim, temos alguns objetivos específicos:

1
Aumentar o acesso à arte e à cultura entre pessoas com deficiência visual, possibilitando o exercício de seus direitos culturais, de acordo com o artigo 215 da Constituição Federal e com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pelo Decreto nº 6.494, de 25 de agosto de 2009;
2
Promover a socialização entre crianças com deficiência visual e crianças videntes;
3
Aumentar o acervo das bibliotecas públicas com livros infantis voltados para deficientes visuais;
4
Disponibilizar, neste site, todos os conteúdos sobre o projeto, além de materiais propositivos e lúdicos para pais, educadores e demais pessoas que convivem com esse público.

Making-of

Foto do Making-off 01

Produção do livro em videolibras

Produção da tradução em libras do livro “Liz e seus amigos - o poder da inclusão”. O vídeo pode ser acessado na íntegra na aba “O livro”, neste site.

Gravação - contação de história do livro

Gravação da contação da história do livro “Liz e seus amigos - o poder da inclusão”. O vídeo conta com tradução em libras e legendagem.

Tradução em libras do conteúdo

Processo de tradução do conteúdo escrito para este site. Os principais blocos de textos contam com tradução em libras feita por nossa equipe.

Montagem dos kits dos livros

Processo de montagem dos kits contendo os livros e os CDs de audiodescrição iniciou logo após o recebimento dos exemplares físicos.

Caracterização para tradução em libras da história

Processo de caracterização da intérprete em libras para ambientação da história do livro. O figurino e a maquiagem foram planejados antes.

Animação dos personagens

Processo de animação das ilustrações dos personagens principais do livro. As animações foram usadas para posts no Instagram do projeto Liz.

Sobre a ACB Esporte & Cultura:

Associação Cearense de Beisebol, esporte e cultura Associação Cearense de Beisebol, esporte e cultura

A ACB Esporte & Cultura é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2013 que promove a inclusão social e o protagonismo juvenil por meio de intervenções esportivas, culturais, artísticas e educacionais.

Nossa Associação tem como foco o desenvolvimento integral do ser humano, proporcionando condições para o exercício da cidadania, da inclusão e da transformação social. Nossas ações são destinadas sobretudo a jovens em situação de vulnerabilidade social.

A ACB Esporte & Cultura atua no âmbito da promoção de oportunidades de aprendizagem cultural, artística e esportiva, defendendo os direitos das minorias e realizando projetos de natureza beneficente em temas de interesse da sociedade civil como um todo.

Ir para o topo