Fique por Dentro

categoria: Notícias

Com mais de 700 pessoas com deficiência auditiva e visual, Palmácia é o segundo município cearen

Assinatura do termo de doação. De pé, Marília Lisboa, e sentada, Wllyana Luna.
Publicado em: 07/10/2021
Clique para conteúdo em Libras Clique para conteúdo em Libras

Ainda na primeira semana de setembro, a equipe do projeto Liz esteve na cidade de Palmácia, município cearense a quase 80 km de Fortaleza. A cidade tem mais de 13 mil habitantes e está localizada em uma região serrana do estado. Ao todo, 60 kits foram entregues na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de lá. Os kits devem ser distribuídos entre instituições públicas e famílias locais.

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Wllyana Mara dos Santos Luna, esteve presente na cerimônia e foi responsável por assinar o termo de doação dos exemplares do livro “Liz e seus amigos, o poder da inclusão”. A entrega foi conduzida pela coordenadora do projeto e diretora administrativa da ACB Esporte e Cultura, Marília Lisboa.

Pais, professores, gestores e uma aluna surda estiveram presentes no encontro, reduzido por conta da pandemia de Covid19. Mais de 1300 pessoas que vivem na cidade possuem alguma deficiência (motora, auditiva, visual ou mental). Desses, mais de 770 são deficientes visuais e auditivos, segundo dados do IBGE. Os dados são do último Censo e levam em conta pessoas com 10 anos ou mais, considerando os indicadores “com grande dificuldade” e “Não consegue de modo algum” para classificar a deficiência.

Sobre o projeto Liz

O projeto é uma realização da organização não-governamental ACB Esporte & Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura do estado do Ceará, por meio da Lei Aldir Blanc. A ideia é promover a leitura entre pessoas com deficiência por meio de uma obra literária e materiais didáticos com caráter inclusivo e recursos de acessibilidade. Clique aqui para acessar todos os locais onde o livro foi entregue.

Ir para o topo